quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Comunicado plantel de juniores do Santa Clara


Formação… Uma aposta (só) para o futuro?
Apesar do Clube Desportivo Santa Clara ser o clube mais representativo da nossa Região, em muito devido ao facto da sua equipa de futebol sénior estar a competir na II Liga Nacional, a verdade é que o futebol de formação do clube está moribundo.
Pese embora os esforços de Vítor Pereira, equipa técnica e restante plantel sénior a verdade é que o Santa Clara é neste momento, de todos os clubes que representam a nossa região em competições nacionais, o clube que oferece as piores condições de treino para os seus jovens.
Erros do passado, promessas por cumprir e muita falta de bom senso levaram a que neste momento o Clube Desportivo Santa Clara não possua um espaço de treinos próprio para os seus jovens, conduzindo estes a treinar espalhados por diversos recintos desportivos como o campo relvado das Laranjeiras, os sintéticos das Laranjeiras, o Complexo Desportivo da Ribeira Grande e cúmulo dos cúmulos, o Campo das Figueiras em Santo António, sendo a utilização deste último paga (!) pelo clube.
Em qualquer clube de futebol, os juniores são efectivamente a segunda equipa do clube, até por ser a última etapa da formação dos nossos jovens atletas, sendo portanto o reflexo mais evidente do trabalho efectuado ao nível da formação no clube ao longo dos anos, assim sendo…
Os juniores têm uma equipa que iniciou a época com apenas 18 jogadores, entre os quais 3 guarda-redes…
Os juniores são a única equipa do campeonato de S. Miguel do seu escalão que não possui recinto próprio, são a única equipa da formação dos Açores que treina três vezes por semana depois das 20 horas da noite, sendo que a sexta-feira praticamente não entra nas contas visto ser geralmente na véspera dos jogos que se realizam , por vezes, menos de 15 horas depois. Há atletas a chegar a casa depois dos treinos às 24.00. Isto em dias de semana… com escola no dia seguinte…
Os juniores nunca tiveram qualquer elemento ligado à direcção do clube nos seus treinos… Os juniores treinam duas vezes em meio campo e uma em campo inteiro… Como os transportes se resumem a duas carrinhas, os atrasos são uma constante… sendo que os treinos ao invés de terem 1h30m às vezes nem 1h têm…O que perfaz perto de 2h30m por semana na melhor das hipóteses… Provavelmente quase metade do tempo que as outras equipas treinam por semana…
Os juniores chegam a esperar na calçada junto ao portão já fechado do Campo das Figueiras, de 20 a 45 minutos pelas carrinhas… Visto que as duas carrinhas existentes servem para transportar os jogadores de todos os escalões de futebol juvenil do clube…o que é mesmo muito pouco…
Os juniores do Clube Desportivo Santa Clara são autênticos heróis, que em muita sacrificam tempo da sua vida pessoal e escolar para poderem competir na equipa na qual um dia ingressaram pensando que a popularidade que goza o nosso clube fosse correspondida nas condições de treino… Enganaram-se…
Os juniores sonham com a primeira liga, sonham com um campeonato de S. Miguel, etc… mas trocariam tudo isso por um simples espaço que lhes permitisse treinar de forma regular e a horas decentes no clube do seu coração…
Os juniores merecem a sua atenção e apoio…
Não se esqueçam que todos os nossos jovens mais cedo ou mais tarde serão juniores…
Ou continuando neste caminho, talvez não…


Ass: Plantel Júniores Santa Clara

3 comentários:

  1. SUBSCREVO...

    é lamentável o que se passa no nosso clube
    há que mudar as coisas.

    olhem o exemplo do fc porto(com as devidas diferenças)...dirigentes e pessoas competentes, ja admitiram que o que faz o fc porto estar no topo da europa, é que estão uns 15 anos ha frente nas coisas! (coisas- não so campos, tambem em metodos de treino, pessoal da SAD, etc)

    ResponderEliminar
  2. Não se compreende como isto acontece no maior clube dos Açores e com maior representatividade no arquipélago e que compete ao mais alto nível. Só que não existe disponibilidade de campo para os jovens encarnados. No mínimo, Lamentável! Sendo assim, porque razão os juniores não treinam nos mesmos campos onde a equipa principal trabalha? Que se saiba, são as Laranjeiras, o Lagedo, e o Estádio de S.Miguel. Vão estragar os relvados se ficarem uma hora mais naqueles recintos? Nem que para tal haja a colaboração da equipa principal. Já agora, em que ponto está o "tal" protocolo com a Junta da Relva e câmara P.Delgada em relação ao velho campo de jogos daquela freguesia? Tinham dito que o iam dotar das condições necessárias, mas pelos vistos ficou tudo em águas de bacalhau...Foram só palavras, e como tal, o vento levou-as.

    ResponderEliminar
  3. Sr. Vitor aonde foi a manisfestação?, eu n vi nada!

    ResponderEliminar